CURSO DE PILOTO DE ENSAIOS EM VOO
I – DESCRIÇÃO GERAL
O curso é uma especialização para pilotos que farão contato com os aspectos da operação real do voo de ensaios. O curso é desenvolvido também de forma prática usando diversos tipos de simuladores de voo e de aeronaves.
O curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo, de Sistemas e de Gestão de Ensaios em Voo.
Se você é Piloto e possui Nível Superior, recomendamos fazer o curso de Pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo (veja na opção CURSOS do site). Caso você não tenha Nível Superior mas possui os requisitos para “Piloto de Ensaios em Voo – PEV2”, continue nesta página pois este curso é para você.
II – OBJETIVOS DO CURSO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar conhecimentos e técnicas para o piloto realizar voos: de experiência, de ensaios em voo de baixo risco, de produção, de recebimento de um fabricante, de um vendedor ou de uma empresa de leasing, considerando que esse piloto adquiriu durante o curso conhecimentos teóricos e práticos para realizar os ensaios em voo nos limites preconizados no Manual de Voo de aeronave.
O conteúdo programático do curso é equivalente ao Piloto de Ensaios em Voo Nível 2 previstos pela ANAC na IS 61.15-001D.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar as manobras típicas de ensaios em voo de desempenho e de qualidades de voo;
- Conhecer as principais técnicas de ensaios para sistemas avionicos;
- Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões e Relatórios de Ensaios em Voo;
- Desenvolver a capacidade de coordenação entre o engenheiro e o piloto de ensaios em voo;
- Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica;
- Conhecer todos os aspectos do planejamento de um voo.
III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA
Para a realização da matrícula no curso o candidato o piloto-aluno deverá:
- Ter completado o Ensino Médio;
- Ter a licença de Piloto Comercial;
- Possuir uma habilitação MNTE válida;
- Possuir um CMA de primeira classe válido;
- Possuir uma habilitação IFR e MLTE (não precisam estar válidas);
- Possuir, no mínimo, 400 horas de voo registradas;
- Ter voado, no mínimo, quatro tipos diferentes de aeronaves;
- Ter realizado um curso de Jet Training ou possuir, no mínimo, 10 horas de voo aeronave jato ou turboélice.
IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS (GERAL)
Os alunos serão avaliados pelas (os):
- Listas de exercícios entregues:
- Provas realizadas;
- Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral);
- Fichas de voo em simulador;
- Fichas de voo em aeronave.
GRAUS E MÉDIA FINAL DO CURSO
Tipo de avaliação | Fator multiplicativo | Média final |
---|---|---|
Média da soma das listas de exercícios propostos | 0,3 | Soma dos valores dos itens anteriores dividido por 4 |
Média da soma das provas teóricas realizadas | 0,7 (1)(2) | |
Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral) | 1 (1) | |
Média da soma de todas as Fichas de Voo em Simulador | 1 (2) | |
Média da soma de todas as Fichas de Voo em Aeronave | 1 (2) |
- Para efeito de média geral o grau obtido pelo aluno a ser registrado é o da primeira avaliação.
- Em caso de prova ou voo (em simulador ou em voo em aeronave) com grau deficiente (inferior a 5) o aluno deverá repetir o treinamento ou a prova.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para ser aprovado o aluno deverá:
- Obter média final igual ou superior a 6,0 e
- Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas do curso.
- Ter participado de 100% das atividades práticas do curso.
AVALIAÇÃO EM VOO DE AVIÃO E SIMULADOR
Nos voos em simulador e avião o instrutor avaliará a reposta do aluno em termos cognitivos e psico-motor atribuindo um grau dessa avaliação no nível aplicação e no nível prática, respectivamente, como se segue:
Conceito | Grau absoluto |
---|---|
Perigoso | De 0 a 1,99 |
Deficiente | De 2 a 4,99 |
Satisfatório nos mínimos | De 5 a 5,99 |
Satisfatório | De 6 a 6,99 |
Bem satisfatório | De 7 a 7,99 |
Bom | De 8 a 8,99 |
Excelente | De 9 a 10 |
O instrutor deve emitir um grau final da ficha de voo, que deve ser uma ponderação, tomando por base o desempenho em cada exercício e a sua importância relativa, usando a mesma gradação utilizada para os itens psicomotores e cognitivos supracitados.
Em caso de grau final deficiente (inferior a 5) o aluno deverá repetir o voo em simulador ou avião.
O aluno poderá repetir 2 vezes o mesmo treinamento de voo ou simulador que recebeu grau deficiente. Caso haja um terceiro voo com conceito deficiente seguido o aluno irá ser avaliado pelo Conselho de Instrução.
V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO
O curso será realizado:
- Sextas feiras: a noite
- Sábado: dia inteiro
- Domingo: pela manhã.
Excepcionalmente poderão ter aulas práticas em dias diferentes dos mencionados acima.
VI – LOCAL DO CURSO
- As aulas serão mistas: EAD on line e presenciais;
- Aulas teóricas na modalidade EAD
(Opcionalmente algumas aulas teóricas poderão ser on line e presenciais); - Aulas práticas em avião: nos aeródromos do Vale do Paraíba, SP;
- Aulas práticas em simuladores: Campus ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP.