CURSO DE PILOTO DE ENSAIOS EM VOO

I – DESCRIÇÃO GERAL

O curso é uma especialização para pilotos que farão contato com os aspectos da operação real do voo de ensaios. O curso é desenvolvido também de forma prática usando diversos tipos de simuladores de voo e de aeronaves.

O curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo, de Sistemas e de Gestão de Ensaios em Voo.

Se você é Piloto e possui Nível Superior, recomendamos fazer o curso de Pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo (veja na opção CURSOS do site). Caso você não tenha Nível Superior mas possui os requisitos para “Piloto de Ensaios em Voo – PEV2”, continue nesta página pois este curso é para você.

II – OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimentos e técnicas para o piloto realizar voos: de experiência, de ensaios em voo de baixo risco, de produção, de recebimento de um fabricante, de um vendedor ou de uma empresa de leasing, considerando que esse piloto adquiriu durante o curso conhecimentos teóricos e práticos para realizar os ensaios em voo nos limites preconizados no Manual de Voo de aeronave.

O conteúdo programático do curso é equivalente ao Piloto de Ensaios em Voo Nível 2 previstos pela ANAC na IS 61.15-001D.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Realizar as manobras típicas de ensaios em voo de desempenho e de qualidades de voo;
  • Conhecer as principais técnicas de ensaios para sistemas avionicos;
  • Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões e Relatórios de Ensaios em Voo;
  • Desenvolver a capacidade de coordenação entre o engenheiro e o piloto de ensaios em voo;
  • Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica;
  • Conhecer todos os aspectos do planejamento de um voo.

III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA

Para a realização da matrícula no curso o candidato o piloto-aluno deverá:

  • Ter completado o Ensino Médio;
  • Ter a licença de Piloto Comercial;
  • Possuir uma habilitação MNTE válida;
  • Possuir um CMA de primeira classe válido;
  • Possuir uma habilitação IFR e MLTE (não precisam estar válidas);
  • Possuir, no mínimo, 400 horas de voo registradas;
  • Ter voado, no mínimo, quatro tipos diferentes de aeronaves;
  • Ter realizado um curso de Jet Training ou possuir, no mínimo, 10 horas de voo aeronave jato ou turboélice.

IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS (GERAL)

Os alunos serão avaliados pelas (os):

  • Listas de exercícios entregues:
  • Provas realizadas;
  • Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral);
  • Fichas de voo em simulador;
  • Fichas de voo em aeronave.

GRAUS E MÉDIA FINAL DO CURSO

 
Tipo de avaliação Fator multiplicativo Média final
Média da soma das listas de exercícios propostos 0,3 Soma dos valores dos itens anteriores dividido por 4
Média da soma das provas teóricas realizadas 0,7 (1)(2)
Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral) 1 (1)
Média da soma de todas as Fichas de Voo em Simulador 1 (2)
Média da soma de todas as Fichas de Voo em Aeronave 1 (2)
  1. Para efeito de média geral o grau obtido pelo aluno a ser registrado é o da primeira avaliação.
  2. Em caso de prova ou voo (em simulador ou em voo em aeronave) com grau deficiente (inferior a 5) o aluno deverá repetir o treinamento ou a prova.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para ser aprovado o aluno deverá:

  • Obter média final igual ou superior a 6,0 e
  • Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas  do curso.
  • Ter participado de 100% das atividades práticas do curso.

AVALIAÇÃO EM VOO DE AVIÃO E SIMULADOR

Nos voos em simulador e avião o instrutor avaliará a reposta do aluno em termos cognitivos e psico-motor atribuindo um grau dessa avaliação no nível aplicação e no nível prática, respectivamente, como se segue:

 
Conceito Grau absoluto
Perigoso De 0 a 1,99
Deficiente De 2 a 4,99
Satisfatório nos mínimos De 5 a 5,99
Satisfatório De 6 a 6,99
Bem satisfatório De 7 a 7,99
Bom De 8 a 8,99
Excelente De 9 a 10

O instrutor deve emitir um grau final da ficha de voo, que deve ser uma ponderação, tomando por base o desempenho em cada exercício e a sua importância relativa, usando a mesma gradação utilizada para os itens psicomotores e cognitivos supracitados.

Em caso de grau final deficiente (inferior a 5) o aluno deverá repetir o voo em simulador ou avião.

O aluno poderá repetir 2 vezes o mesmo treinamento de voo ou simulador que recebeu grau deficiente. Caso haja um terceiro voo com conceito deficiente seguido o aluno irá ser avaliado pelo Conselho de Instrução.

V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO

O curso será realizado:

  • Sextas feiras: a noite
  • Sábado: dia inteiro
  • Domingo: pela manhã.

Excepcionalmente poderão ter aulas práticas em dias diferentes dos mencionados acima.

VI – LOCAL DO CURSO

  • As aulas serão mistas: EAD on line e presenciais;
  • Aulas teóricas na modalidade EAD
    (Opcionalmente algumas aulas teóricas poderão ser on line e presenciais);
  • Aulas práticas em avião: nos aeródromos do Vale do Paraíba, SP;
  • Aulas práticas em simuladores: Campus ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP.